Aplysia Vaccaria, a gigante lesma negra do mar



A Vaccaria Aplysia é uma espécie de lesma gigante do mar com tamanho de 99 cm, conhecida como lebre do mar negro da Califórnia.

Todos nós já vimos uma lesma em nossa casa, e ficamos com nojo dela por causa da aparência gosmenta que ela apresenta, imagine dar de cara com uma lesma gigante. 

A Vaccaria Aplysia é uma lesma do mar que é bem difícil de ser encontrada, mesmo se você a procura no seu habitat, localizado na costa da Califórnia e no Golfo da Califórnia. 

Todas espécies de Aplysia são herbívoras, sobrevivem se alimentando de algas marrons e algas marinhas, responsáveis por dar a coloração escura. Mas nem todas Vaccaria são escuras, pois as cores das plantas do leste determina a cor da aplysia, sendo marrom-escuro e preto, já os outros membro da espécie tem cores avermelhadas e verdes.

Mecanismo de defesa

Outros membro da família da aplysia possui um mecanismo de defesa que lança um jato de tinta, quando atinge o predador, ele fica desorientado e sem apetite. 

Diferente do restante da sua espécie, a vaccaria não é capaz de produzir tinta tóxica. Sua toxina é definida de acordo com o tipo de alga que ela consome, que fica acumulada no seu tecido. Como a da alga marrom que produz o acetoxcrenuilda, capaz de desencorajar seus predadores. 

Felizmente o acetoxcrenuilda não apresenta riscos para a saúde humana.

Publicidade

Acasalamento

Aplysia é uma espécie hermafrodita simultânea que possuem órgãos sexuais masculino e feminino. Isso é muito vantajoso, pois conseguem encontrar um parceiro facilmente e reproduzir um com o outro.

Enquanto estão em acasalamento com os dois órgãos sexuais em funcionamento, apenas um é o doador de esperma. Normalmente o responsável pela doação do esperma é o vaccarian menor, enquanto o indivíduo maior é o receptor.


Postar um comentário

0 Comentários