Novos estudos mostra que as flores pode ter começado existir à 50 milhões de anos

Fósseis da Nanjinganthus, mostrando o seu ovário, sépalas e pétalas ( nas laterais)
 e no topo da para ver que tem um formato de árvore.

Os cientistas acreditavam que as angiospermas, plantas com flores, não passavam de 130 milhões de anos. Com a descoberta de novas espécies de flores, chamada de Nojinganthus dendrostyla, mostra que a teoria da evolução da plantas sejam aceitas, sugerindo que já existiam por volta de 50 milhões de anos atrás.

A origem da angiospermas tem sido muito debatido entre os biólogos evolucionistas. Muito acreditavam que as angiospermas não passavam de 130 milhões de anos.

Suas moléculas indicam de que elas podem ser mais antigas que isso. No momento, não há provas convincentes baseadas em fósseis para provar que já existiam passado.


Estudaram 264 exemplares de 198 flores que foram preservadas em 34 lajes de rocha da formação Sul Xiangshan - um afloramento de rochas de Nanjing, China, que conhecida por ter fósseis da época do inicio jurássico. Os pesquisadores usaram algumas amostras de fósseis para dissecar e estudar em um microscópio sofisticado, para obter imagens de diferentes ângulos das flores. Com isso eles recolheram todas as informações de diferentes flores fósseis para reconstruir as características da Nanjinganthus dendrostyla.

A principal característica de angiospermas é "angio-ovuly" que são óvulos completamente fechados, percursores de sementes antes da polinização. Em outro estudo, mostrou que a flor reconstruída possuí receptáculo com uma forma de taça e um telhado ovariano que juntos criam as sementes. com a presença desses recursos mostrou ser igual ao da flor angiosperma.

A origem das angiospermas tem sido uma 'dor de cabeça' acadêmica para muitos botânicos", conclui o autor sênior Xin Wang, professor pesquisador do Instituto de Geologia e Paleontologia de Nanjing. "Nossa descoberta levou adiante o campo da botânica e permitirá uma melhor compreensão das angiospermas, o que, por sua vez, aumentará nossa capacidade de usar e cuidar eficientemente dos recursos baseados em plantas do nosso planeta."

Fonte: ScienceDaily 
Copyright © Isto é Curioso . Designed by OddThemes