Valbanera - o Titanic dos pobres

O naufrágio de Valbanera é considerado o maior desastre marítimos de todos os tempos.
Créditos da imagem:Wikimedia Commons
Depois do naufrágio do Titanic, foi a vez do barco a vapor Valbanera, que afundou com cerca de 500 emigrantes espanhóis em uma região da Flórida Keys, EUA.

Após do naufrágio do Valbanera, o navio foi apelidado de "Titanic dos pobres." Construído na Escócia, na cidade de Glasgow, que pertence à Companhia Pinillos,Izquierdo y Compánia, o navio a vapor transportava milhares de espanhóis entre Santiago de Cuba, Cuba e Havana, saindo da Espanha, que afundou em 1919. Sem nenhum sobrevivente para contar história.
Partindo de Barcelona, Espanha até nova Orleans, EUA.
Créditos da imagem: Site de Curiosidades

O navio a vapor recebeu o nome em homenagem a virgem de Valvanera, mas, devido ao erro de ortografia, o nome do navio foi registrado como Valbanera.

Em sua ultima viagem, o navio havia saído de Barcelona carregando mercadorias e parou em outro porto da península e nas ilhas canárias para pegar mais passageiros e mercadorias. Ao todo, foram 1.142 passageiros e 88 tripulantes rumo a América. Com a perda da âncora no porto de Santa Cruz de La Palma, foi um mau presságio para as pessoas que estavam no navio.

Sem a âncora, a viagem seguiu sem incidentes até Porto Rico, e depois seguiu viagem até Santiago de Cuba.

Mesmo a maioria dos passageiros tendo bilhetes para Havana, eles resolveram desembarcar em Santiago, foram 742 passageiros que se salvaram do desastre que estava por vir.

Quando o navio chegou em Havana não conseguiu entrar no porto, devido a um forte furacão , e por isso o capitão do Valbanera decidiu volta ao alto-mar para tentar enfrentar o furacão. Mas infelizmente acabou não conseguindo.

Dias depois, os restos do navio foram encontrados a 160 km ao norte de Havana por um navio da marinha do Estado Unidos. Os destroços foram encontrados a 12 metros de profundidade perto de uma areia movediça. O mais misterioso é que nenhum corpo foi encontrado, nem mesmo dentro do navio.


Copyright © Isto é Curioso . Designed by OddThemes