Nova tecnologia capaz de fazer uma asa de avião mudar de forma


Em uma parceria, NASA e MIT projetam uma asa de aeronave que pode mudar de formar. Isso pode proporcionar mais leveza, dinâmica e a eficácia do voo. No site da MIT diz que a asa produzida pelos engenheiros será formada por pequenas peças idênticas sólidas, mas ao mesmo tempo que possa se movimentar e flexionar durante e após os voos. 

Imagem mostra flaps da asa de um avião
Atualmente as asas dos aviões são produzidas apenas para mudar a direção da aeronave usando os flaps, porém, isso tudo pode  ser mudado na fabricação.“Com esse novo sistema elas podem ser facilmente construídas, testadas, modificadas e retestadas. Facilitando na construção e manutenção.” Dizem pesquisadores. 





  • O que esperar do projeto

 
Como citado acima, além de ter leveza e eficácia de voo de acordo com o pesquisador de estruturas da Aurora Flight Sciences,  Daniel Campbell  diz que será uma redução de custos e um grande aumento para o desempenho de grandes, leves e rígidas estruturas.“As aplicações de curto prazo mais promissoras são aplicações estruturais para aeronaves e estruturas espaciais, como antenas". Completou ele em entrevista.  
                                                                                                                                                                                                                      

O material da asa e elaborada com quantidade menor de polímeros, simulando o material borracha.Segundo o engenheiro da NASA Nicholas Cramer,  é esse método vai formar um espaço vazio entre as peças, permitindo que o avião fique bem mais leve e o voo mais rápido. O mais impressionante disso é que o consumo de combustível será mais baixo que de um avião comum.              


Por enquanto ainda não fizeram testes da  nova tecnologia  em escalas maiores. Estão sendo feitas somente em pequena escala no Centro de Pesquisas Langley em Virginia, utilizando o túnel de vento da NASA  de alta velocidade .

 Imagem fornecida pelo site MIT
Um dos pesquisadores também comenta que a nova tecnologia poderá ser usada para fazer outras estruturas como pontes e estruturas espaciais.“Poderia ser feita Lâminas de turbinas eólicas em forma de asa, onde a capacidade de fazer montagem no local poderia evitar os problemas de transportar pás cada vez maiores”, diz um dos pesquisadores.

Fonte: MIT News
Copyright © Isto é Curioso . Designed by OddThemes