Post Top Ad

Universo

Curiosidades do Mundo

Post Top Ad


Há dois anos cientistas realizaram uma grande descoberta, a existência de água em marte, localizado no Polo Sul do planeta vermelho. Estudos recentes mostram que este lago não está sozinho.

Na publicação da Nature Astronomy, foi revelado a existência de lagos ao redor do principal. Separados um dos outros por terras secas, localizados à 1,5 quilômetros abaixo da superfície, na região chamada de Planum Austrate.

O grande mistério é como essas águas ainda permanece em estado liquido, considerando a temperatura muito baixa do planeta. A unica explicação para o lago estar em estado liquido é, que aquelas águas podem ser salgadas e com uma grande concentração de sal. Geologicamente esses lagos não são recentes e estão lá há muito tempo.

“Agora pensamos que o sistema de lagos provavelmente sobreviveu por muito tempo. Estamos pensando há milhões de anos com certeza. Provavelmente foi coberto por gelo progressivamente quando o clima mudou ”, explicou o professor Pettinelli.

Os pesquisadores usaram o instrumento da sonda Mars Express, chamado de Radar Avançado para Reconhecimento Sonoro de Subsuperfícies e Ionosfera (MARSIS), para realizar experimentos no Polo Sul do planeta vermelho. O equipamento da MARSIS envia ondas de rádio, ao refletir, elas revelam o tipo de material de determinadas regiões.

Estes lagos estão espalhados por 75 mil quilômetros quadrados - equivalente a um quinto da Alemanha. O lago principal contêm 30 quilômetros quadrados e acompanhado de 3 lagos ao seu redor.

Fonte: IFLscience

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad