Post Top Ad

Universo

Curiosidades do Mundo

Post Top Ad

Imagem Pixabay
Acredito que você já fez essa pergunta, o que poderia acontecer se a terra parasse de girar? Bem, tenho certeza que não vai ser nada bom para a raça humana, pois o nosso organismo teria muita dificuldade para se adaptar ao novo ambiente da natureza e provavelmente a vida no planeta seria extinta. 

Os cientistas não sabem ao certo o que poderia realmente acontecer caso ocorra esse fenômeno, mas de acordo com alguns estudos quando a terra parasse de realizar o movimento de rotação, a atmosfera do planeta e as placas tectônicas ainda continuaria a girar, e isso não seria nada legal. As placas tectônicas iriam se colidir umas com as outras e produziria enormes terremotos, boa parte do mar e oceanos iram desaparecer e o resto das águas iria concentrar nos polos. Já dá para imaginar o estrago que esse acontecimento causaria. 

Além disso, se o planeta ficasse sem girar em torno de si mesmo e somente continuasse o movimento ao redor do Sol, o dia e a noite não seriam normais, um dia duraria entorno de seis meses e ficaríamos um dia inteiro sem ver a luz do solar. Isso levaria para um outro grande problema no clima da terra, na metade do ano enfrentaríamos um calor escaldante, e na outra metade seria um inverno muito gelado e escuro.

O núcleo da terra

Assim que o núcleo da terra parasse de girar, o campo magnético da terra, que possui a principal função de manter a atmosfera da terra a salva de qualquer perigo , deixaria de existir. Dessa forma sem o campo magnético protegendo a atmosfera, os ventos solares liberariam partículas que acabaria com toda a atmosfera do planeta e em seguida uma enorme radiação ficaria suspensa sobre a superfície deixando nenhum rastro de vida.

Adaptados ao novo ambiente

Como dizia Darwin, "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", os seres vivos iria sofrer fortes mutações genéticas e alterações  em seus corpos para viver no planeta terra, e com certeza todos eles seriam extintos, apenas algumas espécies que vivem nas profundezas do oceano talvez  estariam salvas desse caos.


';

Post Top Ad