Post Top Ad

Universo

Curiosidades do Mundo

Post Top Ad

Imagem NASA

Nessa segunda, a agência espacial americana divulgou novas descobertas sobre a lua a partir do telescópio infravermelho Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA). Em uma coletiva transmitida no canal oficial da NASA no YouTube, a agência afirmou que o satélite natural possui mais moléculas de H₂O do que se imaginava antes. 

Créditos de Imagem/NASA


 

As novas descobertas não vão apenas contribuir sobre os conhecimentos que os estudiosos têm pela lua, mas também vai ajudar na preparação para enviar os astronautas de volta a superfície lunar em 2024 com o programa Artemis. Segundo Jacob Bleacher cientista chefe da Missão de Exploração Humana e Operações da NASA, explica que a água é bastante importante para os astronautas da missão, porém, é muito complicado transportar esse recurso para o espaço. 

Água Lunar e sua Descoberta 

SOFIA/NASA

Tudo foi graças ao equipamento SOFIA projetado em um Boeing 747SP modificado, mas a descoberta foi quase "sem querer". De acordo com a cientista da missão SOFIA, Nassem Rangwala disse durante a transmissão que a sua equipe estava apenas realizando alguns testes de observação da superfície lunar. 
 
As moléculas foram encontradas no hemisfério sul da Lua na cratera Clavis. O telescópio também fez algumas observações antes da descoberta, confirmando a  presença  de hidrogênio na superfície da lua. 
 
Os pesquisadores da NASA estimaram que a quantidade de água concentrada e igual a uma garrafa de líquido com 355ml que está espalhada por toda superfície do satélite natural da terra. No entanto, existe um ponto de interrogação nessa descoberta, segundo o diretor da divisão de astrofísica da sede da NASA  em Washington, Paul Hertz afirma que não se sabe ao certo se a água encontrada na lua poderá ser consumida pelos astronautas. Para desvendar esse mistério a agência vai utilizar o Volatiles Investigating Polar Exploration Rover ou VIPER que tem como o principal objetivo explorar e investigar a superfície lunar.
 

 Como pode ter água na lua?

 

Em um estudo publicado no site Nature astronomy, aponta que é possível acontecer vários fatores que levaram ao desenvolvimento de moléculas de água na lua. Dentre as causas podemos destacar o impacto de micrometeoritos que carregam uma porcentagem pequena de H₂O quando é exposta a uma reação química provocada pelos ventos solares.  

';

Post Top Ad