Os 5 tipos de fantasmas

Acredito que todos aqui já passaram, ou, até mesmo já ouviram alguma história de algum familiar sobre atividades paranormais, os famosos espíritos e fantasmas que existem na ficção e há também quem diga que eles existem no mundo real também. Porém você sabia que existem categorias desses fenômenos sobrenaturais? Para ser mais exato existem 5 categorias, que são: Distorções, Impressões, Entidades, Poltergeist e Naturais. Se interessou? Então confere essa matéria aqui para entender melhor.

Distorções

Imagem: Mundo Educação

O fenômeno mais raro entre os cinco, e é o que o próprio nome diz.

Exemplo: Você está tranquilamente indo dormir, mas ao abrir a porta de seu quarto, não é seu quarto, é outro local, pode ser que tenha também uma pessoa lá, que se assusta com você, e você com ela.

Basicamente é disso que se trata. Mas a distorção não precisa necessariamente de uma entidade ou uma "força sobrenatural", podendo ser somente o local que esteja causando o Fenômeno, Como exemplos disso temos a Caverna de Winden da série Dark da Netflix. Mas temos um caso muito mais famoso, que é, o Triangulo da Bermudas; dizem que lá o tempo é diferente, outros dizem que tem uma espécie de vórtex temporal. Assim como na aclamada série da Netflix.

Resumindo Distorções são:
  • Áreas onde as leis convencionais da física podem falhar.
  • Lugares onde o tempo linear nem sempre se aplica.
  • Locais infestados com entidades, impressões e uma porção de outras atividades paranormais.
  • Áreas imprevisíveis que podem distorcer as percepções além do entendimento da lógica.
 
Poltergeist

Cena do Filme Poltergeist

É basicamente uma entidade "brincalhona" que gosta de pregar peças e assustar as vítimas.
O Fenômeno se concentra em um indivíduo específico, chamado de "agente", ele precisa de um ou mais agentes para "existir", o que significa que ele não assombra locais vazios.

Resumindo os Poltergeists:
  • É dependente da presença de um indivíduo ou de indivíduos específicos.
  • Normalmente tem maior impacto sobre objetos físicos.
  • Costuma ser temporária.

Entidades
Esta seria uma fotografia tirada durante uma investigação na
casa em Amityville. A criança que aparece na foto parece ser um dos irmãos assassinados na casa. Esse seria um exemplo de Entidade.

São almas de pessoas mortas que estão presas por algo aqui no mundo dos vivos, ou por um vício, ou por questões mal resolvidas, enfim, eles podem te tocar, aparecer de maneira quase ou totalmente física(embora essa segunda opção seja bem mais rara, e quando acontecem o mais provável seja que essa entidade nem saiba que já está morta) e também podem ser não humanas, como demônios e anjos.
E podem vir de tempos diferentes como: passado, futuro e presente.

Fantasmas do Passado: são aqueles a que estamos mais familiarizados. Geralmente quando pensamos em entidades pensamos nesse tipo de fantasma. Pode ser um espírito que está adiando seguir em frente, ou que deseja realizar alguns objetivos rápidos.

Fantasmas do Presente: Esses são aqueles fantasmas de pessoas vivas. Isso mesmo. Casos onde uma pessoa consegue projetar seu corpo etéreo (viagem astral) e alguém acaba visualizando esse "fantasma". Ou ainda quando um ente querido está em perigo ou em estado debilitante e acaba aparecendo por alguns segundos para algum parente.

Fantasmas do Futuro: Como os fantasmas do presente, essas entidades costumam aparecer apenas uma vez. Geralmente trazem alguma mensagem do futuro, um aviso, e são conhecidos como arautos. Existem casos onde funcionários de asilos de idosos relatam ver bem em frente alguém prestes a falecer uma figura alta vestida de preto (como o anjo da morte), ou ainda espectros alados planando silenciosamente pelo corredor em direção ao quarto de um paciente. Esse tipo de Fantasma pode também impedir a morte, como em um caso onde o casal dormia durante a madrugada e o homem foi acordado pelo espírito de seu pai já falecido, dizendo a ele para se levantar e partir imediatamente com sua esposa. Então o homem logo percebeu que sua casa estava em chamas! E se não fosse o aviso de seu pai, eles provavelmente teriam morrido.

Temos também as entidades não humanas, que por sua vez, poderiam ser demônios ou até mesmo, anjos. São seres que não são humanos, porém estão por aí no mundo "invisível", normalmente causando danos às pessoas. São mais perigosos e mais difíceis de lidar.

Resumindo as Entidades:
  • São seres conscientes 
  • São normalmente humanos ou animais que morreram
  • Com frequência usam o ambiente elétrico para se manifestar 
  • Podem criar tanto experiências objetivas quanto subjetivas 
  • Podem vir do passado, presente ou futuro

Impressões

O Holandês Voador é um exemplo de "fantasma" de algo

que não está vivo e que sempre é visto em alto mar.
Ele seria um exemplo de Impressão.

São fantasmas que não interagem com você, eles apenas estão lá.
O nome desse tipo, vem de impressão de impresso, tipo de impressora mesmo, não de uma falsa sensação. É como se aquele momento estivesse impresso no tempo, esses momentos quase sempre são impressos por conta da alta energia negativa que estava presente na hora do acontecimento, comum em assassinatos e guerras.

Por exemplo:

"Em uma casa ocorreu um brutal assassinato na suíte do casal, onde o marido subiu as escadas enfurecido, entrou no quarto e matou a esposa a facadas. Ela chorava muito, gritava e implorava para ele não fazer aquilo. Era uma noite muito fria, chovia muito com relâmpagos e trovões".
Pois bem, décadas depois essa casa é habitada por uma nova família e algumas vezes eles escutam uma mulher chorando no quarto do casal. Outras vezes veem sempre o mesmo homem subindo as escadas com semblante raivoso, passa por eles e entra sempre no quarto do casal.

Resumindo as Impressões
  • Não são conscientes
  • Não mostram interação com observadores
  • Repetem-se de maneira idêntica todas as vezes
  • Permanecem no mesmo local
  • Com frequência usam o ambiente elétrico para se manifestar: 
  • Não mostram interação com observadores

 Naturais

Formação de Fogo-Fátuo

É basicamente um fenômeno raro que parece fantasmagórico, mas na verdade é criado por alguma propriedade científica desconhecida da natureza atual. 

Copyright © Isto é Curioso . Designed by OddThemes