O Homem no Espaço: Os principais desafios de um astronauta


Donald "Deke" K. Slayton suits up for an altitude test of the Apollo comman/  Galeria NASA
Tenho certeza que você já sonho em ser um astronauta, viajar pelo espaço, explorar e fazer caminhadas espaciais usando o clássico uniforme de cosmonauta.Bem, acho que todo mundo já se imaginou dentro de um foguete preste a ser lançado para o espaço ou até mesmo pensou em estar pilotando a Millenium Falcon em direção algum planeta desconhecido, não é mesmo? Referências aparte, nesse artigo vamos abordar um ponto bem interessante sobre o homem espacial, na qual passa por uns maus bocados para estagiar alguns dias no espaço. 


Se você ainda tem aquela chama acesa de ser um astronauta primeiramente deverá conferir alguns requisitos básicos, como por exemplo ser formado em uma área de Ciências exatas, além de possuir três anos de experiência na área formada, caso tenha mestrado ou doutorado suas chances cai para dois anos. Os pré-requisitos não param por aí, tendo que possuir um inglês fluente e de preferência ser norte-americano caso tente entrar para NASA. Confira mais na lista que preparamos para você. 

-Bom condicionamento físico 

Bem, como já vimos acima é necessário possuir um bom currículo acadêmico. No entanto não basta só isso, o astronauta precisa ter um ótimo preparo físico. Devido ao ambiente que será enfrentado o ser humano precisa estar muito bem preparado, psicologicamente e fisicamente, pois uma viagem ao espaço vai trazer como consequências altos índices de radiação, pouca gravidade com extremas temperaturas e ausência de oxigênio. Segundo Norma Reis mestre em administração espacial e ex-estagiário da NASA, afirma que o astronauta precisa de ter um bom condicionamento físico e estar com excelentes condições de saúde. 

-Possuir Treinamento militar e horas de Voo

Apesar da regra de ser militar para ser um astronauta tenha sido abolido pelas agências espaciais, ainda sim é necessário passar por um treinamento militar que dura em média dois anos, com por exemplo sobrevivência, além disso é preciso possuir um certificado de mergulhador e ter pelo menos 1.000 horas de voo como piloto de aviões a jato. Outro ponto a ser apontado são os treinamentos em ambientes de microgravidade, na qual os astronautas sofrem a ambientes de baixa e alta pressão atmosférica em determinados simuladores.

-Se adaptar ao ambiente espacial 

Astronautas russos se alimentando na estação espacial/ NASA Galleries


Após realizar todos os testes é ser aprovado, os astronautas que é conhecido com ‘‘AsCan’’, uma sigla em inglês de Astronaut Candidate terão outros desafios em mente, um deles é se adaptar ao ambiente espacial que é totalmente diferente com que o corpo está acostumado. Desse modo é preciso ter alguns cuidados especiais e reaprender certas atividades bem simples em um ambiente de gravidade zero , como se alimentar, por exemplo, a forma como se preparar os alimentos no espaço é diferente e são alimentos todos desidratados, sendo que a tripulação tem direito a três refeições por dia. 

Uma outra atividade básica é a higiene pessoal. Na ISS é possível encontrar apenas uma cabine com uma privada e sem a existência de um chuveiro, você deve estar se perguntando, mas como tomam banho? Essa é uma pergunta bem curiosa, afinal os banhos espaciais são conhecidos como banho de gato, utilizando esponjas especiais.

  Representação de um banheiro de naves espaciais
Além disso, a forma como os dejetos dos astronautas são descartados é bem engraçado, para as fezes não ficarem flutuando por toda a espaçonave , algo que com certeza não seria nada agradável. Elas são sugadas em um compartimento reservado a qual seria uma espécie de nave não tripulada que é enviada de volta para terra, sendo queimada quando entra-se na atmosfera terrestre. Já a urina é tratada, virando água potável para os tripulantes da nave.
Da esquerda, estão o piloto do módulo de comando Michael Collins, o Comandante Neil A. Armstrong e o piloto do módulo lunar Edwin E. Aldrin / Fote de Imagem: NASA 

Por mais que seja desafiador, ser astronauta é uma carreira de responsabilidades e deveres algo que somente quem passou ou está passando por essa experiência consegue descrever seus sentimentos de que tudo valeu a pena e que seus esforços e estudos vão colaborar na evolução da humanidade. 

Fonte de Pesquisa: dw.com
Copyright © Isto é Curioso . Designed by OddThemes