Post Top Ad

Universo

Curiosidades do Mundo

Post Top Ad

 Parentes tirando foto com um falecido


Na aldeia de Tana Toraja em Sulawesi do Sul, na Indonésia, possui um costume peculiar que envolve  desenterrar os mortos. Esse é o festival Ma' nene,  um ritual que acontece anualmente durante o mês de agosto e que possui como o principal objetivo levar paz eterna aos falecidos. 

 

Desde os tempos antigos o sepultamento é uma forma de preparar a pessoa que morreu para passar da forma física para o espiritual. Além disso, o sepultamento também é uma forma dos familiares e amigos despedirem do ente querido, mas os povos da Aldeia de Tana Toraja realiza uma tradição bem diferente, na qual consiste em limpar e trocar as roupas dos seus entes falecidos e fazer uma seção de fotos com para guardar de recordação para as futuras gerações.

De acordo com a tradição, uma pessoa morta só pode ter o descanso em paz se retornar para sua terra de origem  e visitar sua antiga moradia. O mais curioso desse festival, é claro além de utilizar pessoas mortas é que o corpo deve fazer apenas uma trajetória em linha reta.  


Investindo na morte 


Para alguns isso seria um desperdiço de dinheiro, mas para eles é apenas uma maneira de melhorar o descanso eterno do falecido. Os Torajans passam o ano toda economizando suas finanças para o festival de Ma'nene, ele compram roupas, limpam o corpo, trocam o caixa para que o corpo continue preservado. Além disso,  se o morto fosse alguém muito importante ou muito rica enquanto estava vivo, maior e mais elaborada será a cerimônia.  

 

Para muitos a morte pode ser algo apavorante e triste, mas para os Torajans é apenas uma nova etapa de sua vida alcançada, transformando a morte em uma cerimônia de comemoração a um ente querido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad