Post Top Ad

Universo

Curiosidades do Mundo

Post Top Ad

Escavações feitas em Kahin Tepe localizado no distrito de Araç, Norte da Turquia, foram encontradas pedras e ornamentos de uma construção do período Neolítico Acerâmico de 12 mil anos.

A descoberta foi feita pelo Museu de Katomanu, localizado no Araç, e a Universidade de Düzce, da Turquia. O estudo do local está sendo realizado com ajuda de 19 estudantes e acadêmicos de diversas Universidades da Turquia.

A consultora Nuperi Ayegin, diretora do Departamento de Proto-histórica e Arqueologia do Oriente Médio Próximo da Universidade Düzce, disse que a construção está situada no ponto estratégico, " O assentamento na região está localizado em uma área com vista para a planície. A água que passa em frente ao Kahin  Tepe contribui para a economia alimentar da região, ao mesmo tempo que fortalece a defesa". 

Essas construções eram usadas como um local de oferenda. Foram encontrados poços de oferta e os materiais dentro deles, mas, infelizmente, a maioria destes materiais acabaram se degradando devido às atividades agrícolas. Uma descoberta muito importante para os arqueólogos. 

"Até hoje, nenhum local foi encontrado no Mar Negro que datasse deste período. Não se sabia que existia tal assentamento no Mar Negro. É o assentamento mais antigo na região do Mar Negro até hoje. Ele data de 12.000 anos atrás. Existem semelhanças com outros assentamentos pertencentes ao mesmo período", disse Ayegin ao Hurryet Daily News

Na oficina de pedra mostra que foram feitas muitas produções. Os objetos produzidos eram usados como método de troca com assentamentos vizinhos, como: obras simbólicas, pedras de amolar e artefatos de pedras que representam animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad