Post Top Ad

Universo

Curiosidades do Mundo

Post Top Ad

Pixabay

De acordo com os astrônomos da Rice University, EUA, o céu vai sofrer uma mudança na semana natalina. Júpiter e Saturno terão o alinhamento mais próximo da terra desse a Idade Média, os estudiosos calcularam que a ultima vez que esse fenômeno ocorreu foi por volta de março de 1226.

Desde o inverno os dois planetas vem se aproximando da terra, e entre os dias 16 e 25 de dezembro os dois maiores planetas do sistema solar serão separados por menos do que o diâmetro de uma lua cheia. O fenômeno poderá ser visto por toda região próxima à linha do Equador, porém, o alinhamento poderá ser visto em qualquer lugar da terra se as condições climáticas estiverem a favor desse fenômeno natural. 

Segundo o astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan, os alinhamentos entre esses dois planetas são bastantes raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais, mas essa conjunção é excepcionalmente rara por causa da proximidade dos planetas. Hartigan também relata que no dia 21 de dezembro, os dois planeta mostrará uma ilusão de ótica dando a ideia de um planeta dublo.

Além disso, para aqueles que estiverem observando o céu com telescópio, será possível identificar no mesmo quadro todas as suas maiores luas, tanto de Júpiter quanto de saturno.  O próximo alinhamento entre esses planetas está previsto na noite do ano de 2400, e somente a nossa futura geração poderá desfrutar desse fenômeno natural. 

';

Post Top Ad