Post Top Ad

Post Top Ad


 

Você já ouviu a história da baleia Moby Dick? é uma história surpreendente e acho que você vai gostar. A seguinte historia é um tanto quanto intrigante se é real ou ficção pois foi feita através de relatos. Porém a obra foi digna de livros e filmes, então vale a pena saber um pouco sobre. 

O século XIX foi uma era de muitos avanços e alguns conflitos. Mas nesta época a caça as baleias estava em alta por causa do óleo que elas possuem. Esse óleo era usado como combustível, iluminação de casas e ruas, sabão, margarina, espartilhos, joias e espermacete (uma vela que era usada como aromatizante). A carne do animal não era muito aproveitada. 

A história trata sobre uma baleia cachalote branca, um mamífero marinho que pode chegar á 12 metros de comprimento, que nessa época a espécie era muito caçada por baleeiros e chegou a ser quase ameaçada de extinção. 

O capitão era Jorge Pollad Jr. de 28 anos e comandava um navio baleeiro com 27 metros de comprimento chamado  "Essex", partiu em busca do óleo das baleias com aproximadamente 30 homens a bordo. No meio do oceano encontra um enorme grupo de baleias. O capitão ordena que comece a lançar arpões para abater uma das baleias do grupo. No meio do processo, uma baleia cachalote de cor branca surge na água e seu tamanho assusta os homens pois ela aparentemente  possui quase o mesmo tamanho do barco, 26 metros de comprimento pelo tamanho e cor ela se destacou deixando os homens assustados por nunca terem visto algo como aquilo. 


A baleia já havia sido atacada anteriormente pois na região da cabeça havia muitas marcas de arpões, a baleia começa a defender seu grupo que era ameaçados pelos baleeiros, começa a nadar em direção do enorme barco, atingindo o mesmo no meio que logo começa a naufragar. Todos os homens do barco foram lançados na água devido a brutalidade que o barco foi atingido. Se já não bastasse, o animal toma uma distância de aproximadamente 600 metros e volta em direção ao barco com o objetivo de afunda-lo e com toda a velocidade que pôde atingiu o barco novamente com um golpe final. 

Tudo oque sobrou do barco foi 3 botes de emergência, galões de água e bolachas. Todo o resto afundou junto com parte da tripulação, se antes havia 30, após o ataque sobrou 21 homens em 3 botes salva-vidas.

O livro acaba com a visão do barco completamente destruído afundando para o fundo do mar, com somente um sobrevivente desse desastre.



Após o naufrágio,  as baleias foram embora e a enorme cachalote  seguiu seu caminho. Os marinheiros ficaram nos botes traumatizados no meio do oceano pacifico, nesse monte eles podiam ir para a América do sul que estava muito longe ou ir para as ilhas Marquesas que estava á 2 km de distancia, porem nessas ilhas havia rumores que existiam canibais e era impossível se refugiar lá, então decidiram ir para a América do Sul, onde estariam mais seguros. 

Quando estavam percorrendo esse caminho um dos botes com alguns marinheiros havia se perdido dos outros. Ao passar do tempo os marinheiros já tinham acabado com todo o estoque de comida e no meio do oceano passaram fome e sede, por esse motivo alguns deles estavam exaustos e não resistiram. No caminho, o grupo conseguiu achar uma ilha, mas lá não havia recursos o suficientes para que todos sobrevivessem ali.

Três homens ficaram na ilha e os outros partiram, depois de três meses esses homens foram socorridos.  Sem muito oque fazer para conseguirem sobreviver e meses sem ver terra firme, os marinheiros começaram a morrer de fome e como última opção os seus colegas se alimentavam de seus cadáveres para conseguir sobreviver. Mas com o passar do tempo sem nenhum corpo para conseguir se alimentar, iniciaram um tipo de sorteio no qual o sorteado morreria para salvar seus amigos. E após três meses naufragados foram salvos apenas 8 homens.

Esta história é ficção, porém é impressionante que parece já ter acontecido pois é próximo á realidade, mas nunca saberemos se é realidade ou não.

Caso você queira saber mais sobre o Moby Dick, recomendo que assista o filme ''No Coração do Mar''.

';

Post Top Ad